Total de visualizações de página

Posted by : Fadinha sexta-feira, 12 de junho de 2020




Eu quis fazer este post baseado no último esboço desenhado pelo Isayama e tentar esclarecer o que eu entendi de toda essa confusão que algumas pessoas fizeram ao ver esse famoso painel, assim começando a serem criadas teorias sem qualquer sentido e até mesmo absurdas — seja por que idealizam um personagem com outro, ou porque acreditam que o final do mangá seria melhor de acordo com o ponto de vista deles.


Como eu discordo completamente dessas pessoas usarem tais acontecimentos do mangá para começarem a fazer teorias apenas com a finalidade de juntar um possível "casal", me coloquei no dever de analisar algumas coisas que ocorreram na história até aqui para passar argumentos que possam parecer verossímeis e mais próximos dos fatos.

¤


▪︎| Tópicos apresentados neste post:


⊙ Eren não é o pai
《baseado no último painel e em certos acontecimentos》


⊙ EreHisu não tem desenvolvimento
《para pessoas que acreditam em alguma espécie de romance entre Eren e Historia》


⊙ E.M.A vai voltar
《a reconciliação entre Eren, Mikasa e Armin será feita》


⊙ Viagem atemporal e "você está livre"
《explicando o que entendi sobre o ciclo atemporal e quem seria o homem e a criança do último esboço》

__________


Nenhum argumento dos tópicos apresentados foi feito em base de teorias, mas em reais acontecimentos do mangá. Tenha uma boa leitura.

¤


Eren não é o pai


Insistem em fazer um paralelo entre Grisha e Dina/Eren e Historia


O acordo esperado era que a rainha Historia (Christa) se transformasse em titã irracional e demorasse o titã bestial de Zeke. Logo após isso, o titã da rainha entraria em contato com o titã primordial do Eren e assim seria ativado o poder da coordenada e achatamento do mundo. O plano seria perfeito para o poder da coordenada voltar a ser ativado, exatamente como aconteceu antes quando Eren tocou em Dina Fritz (mãe de Zeke), mas o próprio Eren foi contra esse plano, por dois motivos:


1- Ele não queria que nenhum de seus amigos convivesse com o karma dos "13 anos" que todos os portadores tinham após obter o poder de um titã, o que também incluía Historia (com o Armin, a questão havia sido diferente, pois o amigo podia ter morrido, caso não obtesse o poder do titã colossal);


Capítulo 108 - Eren se preocupa com todos os seus amigos


2-
Eren queria que Zeke continuasse vivo para, por meio dele, concretizar os planos que tinha em mente (em contato com o Zeke, o poder da coordenada seria ativado muito mais rápido do que ter de esperar Historia tornar-se um titã irracional e devorar Zeke).


O reencontro dos irmãos


A pessoa misteriosa com casaco e capuz do capítulo 108 claramente é o Eren ou qualquer outra pessoa a mando dele. A "pessoa misteriosa" diria à rainha que ela teria de engravidar ao invés de transformar-se em titã, e assim, o bebê eldiano e com sangue real herdaria os poderes do titã de ataque e do titã primordial quando Eren morresse, já que seu tempo de vida está acabando. Historia acata o plano, mesmo que talvez até à contragosto, e começa a manter mais contato com um conhecido de infância.


Aparição da pessoa misteriosa no capítulo 108. Quase todos sabem que a pessoa é o Eren, mas muitos ainda não sabem o propósito dele ao visitar Historia


|¤|


>|° Mas quais seriam as provas de que Eren não é o pai? °|<

Leia abaixo:


1- Quando o poder do titã primordial entra em contato com alguém da família real, o portador do poder (Eren) tem vislumbres do passado e também do futuro, como aconteceu quando Historia e Rod Reiss tocaram em suas costas e em outra vez quando Eren beija a mão da rainha.


No vislumbre do passado, Eren viu pelas memórias de seu pai (Grisha) como o poder do titã primordial havia sido roubado, como a família havia sido assassinada (tirando Rod Reiss, pois ele seria a peça chave para todos os planos) e como ele havia ativado poder do titã de ataque.


Capítulo 65
Segundo contato de Eren com alguém da família real - suas primeiras memórias


No vislumbre do futuro, Eren teria visto muitas das coisas que já aconteceram,  que estão acontecendo e que ainda estão para acontecer no mangá (como, por exemplo, inimigos do outro lado do oceano — marleyanos — e a morte de Sasha).


O momento de virada na vida de Eren - as visões que ele teve do futuro


Contudo, em nenhum outro momento no mangá é dito, mostrado ou subentendido que Eren teve outro vislumbre além desses dois mencionados, fosse do passado ou do futuro. Se Eren tivesse sido tocado pela rainha, ou a tocasse mais outra vez, ele teria mais outra visão, o que certamente ocorreria caso eles apenas se tocassem ou fizessem mais algo além disso.


2- Por mais que o sangue da família real seja poderoso, a coordenada só poderia ser ativada caso o poder do titã primordial entrasse em contato com alguém de sangue real obtendo o poder de um titã. Exatamente por isso que outras pessoas aceitaram o plano da rainha transformar-se em titã, mas Eren foi contra esse plano, pois ele precisava de Zeke.


Coordenada ativada pela primeira vez entre Eren (portador do titã primordial) e Zeke (sangue real portador de um titã)


3-
Ainda não se sabe ao certo se essa questão dos 13 anos de cada portador de titã é de fato verídica, mas, de qualquer forma, o tempo de Eren está acabando e o próprio personagem têm consciência disso. Atualmente, no mangá, Eren tem mais quatro anos de vida e ainda é mostrado no capítulo 88 ele explicando que se um portador de um dos titãs originais viesse a falecer, qualquer bebê eldiano herdaria esse poder.

|¤|


>|° Mas, como o bebê da Historia foi concebido para herdar os poderes dos titãs do Eren, se ele ainda tem mais quatro anos e vida? °|<


A expectativa de vida dele é de mais quatro anos, mas não o tempo em si. Eren está mudado, completamente decidido no que fazer e convicto em suas ações, sejam elas catastróficas ou não. Como ele entrou de vez nessa guerra para defender a Ilha Paradis de Marley e do resto do mundo, fica bem claro que não só a vida da população fora da ilha está em risco, mas a dele também (sim, o próprio Eren sabe que pode morrer nesse plano genocida).


Assim como também fica mais que claro que, para um bebê eldiano herdar os poderes dos titãs do Eren, distância não seria um problema (podendo ser um bebê eldiano dentro de Paradis ou do gueto de Marley) e nem mesmo relações sanguíneas (Eren "engravidar" Historia), o que foi dito pelo próprio personagem na imagem abaixo:


Capítulo 88
O bebê de Historia foi concebido para que ela não precisasse transformar-se em titã e para que, futuramente, possa herdar o titã primordial de Eren - qualquer bebê eldiano poderia herdar esse poder, mas seria muito melhor que um bebê de sangue real o herdasse


|¤|


'EreHisu' não tem desenvolvimento


Neste, serei breve.


Mesmo com alguns pontos levantados aqui, e outros mais em outros sites e blogs, ainda há aquelas pessoas que fingem não ver os fatos apenas porque gostam de imaginar um possível romance de um personagem com outro — até aí tudo bem, pois não é nenhum crime. O problema mesmo é quando essas pessoas se baseiam em certos acontecimentos do mangá para criarem teorias sem nexo e as exaltarem como um fato incontestável.


Por um lado, têm pessoas que idealizam 'EreHisu' por causa que o pai do Eren casou com uma mulher loira e teve um filho com ela, como se estivesse predestinado para o Eren ser uma cópia do pai dele (outro exemplo: ter o mesmo corte de cabelo do pai num esboço desenhado pelo próprio Isayama); por outro lado, há também aqueles que juram de pés juntos que o "arco político" deveria ser considerado "arco 'EreHisu'", pois, pelo ponto de vista deles, rola um clima entre Eren e Historia em várias cenas (sendo que qualquer pessoa que leia o mangá, ou veja o anime, perceberá que o arco é mais voltado para a família Reiss e para a família Ackerman). Eren e Historia são sequestrados juntos para que Historia (sangue real) pudesse transformar-se em titã e devorasse o Eren (obtendo o poder do titã primordial) e, assim, a família real continuasse a subjugar todos os eldianos de Paradis, exatamente como o antigo rei Karl Fritz havia feito antes.


Capítulo 67
Por mais que Christa (Historia) seja uma boa pessoa e depois tenha ido contra os ideais de seu pai, ela não pensou duas vezes em se voltar contra Eren



Conseguiu ver algo romântico ou apenas subentendido como romântico nesse arco?

|¤|


E.M.A (Eren, Mikasa e Armin) vai voltar


E.M.A é uma família e, independentemente de como você acha que a história irá terminar, eles voltarão a se unir como antes


Algo que nos foi apresentado desde o início, que também é um dos maiores pilares da história, foi a amizade entre Eren, Mikasa e Armin.


Eren e Armin haviam se conhecido antes. Armin sempre foi um menino corajoso e inteligente, mas nunca gostou de brigas, o que o fazia apanhar de alguns garotos que também moravam pelas redondezas do distrito Shingashina. Em uma dessas vezes, ele conheceu o seu primeiro amigo, Eren, que passou a defendê-lo depois, mas sempre apanhando junto. Os dois garotos começaram a partilhar entre si segredos e sonhos, ambos tendo como objetivo sair das muralhas e conhecer o mundo, especialmente o mar, que tanto era mencionado por Armin.


Depois do episódio lamentável que ocorreu na casa dos Ackerman, Mikasa passou a morar com Eren e a família dele. Assim, o trio foi formado e uma amizade duradoura começou, bem diferente de antes quando Eren, Mikasa e Armin não tinham mais ninguém além de suas respectivas famílias.


Dizer que Eren não se importa com os seus amigos é de uma desonestidade muito grande (ou ignorância) para com a história do mangá/anime. Eren sempre se preocupou com eles e sempre esteve lá para eles. Mikasa e Armin foi a única família que restou para Eren, e ele também havia tornado-se a única família para os dois.


>|° É possível acreditar que haverá uma reconciliação entre os três? °|<


Note o semblante de Eren no segundo quadro: não é de arrogância ou indiferença, mas de mal estar por tudo o que está acontecendo


Como já foi dito acima, Eren gosta dos amigos e os têm como a única família que lhe restou. É compreensível que Mikasa e Armin estejam magoados e perdidos em relação ao amigo, mas os sentimentos que eles tinham não diminuíram — seja o amor fraternal de Armin ou o amor romântico de Mikasa. Os dois são as pessoas mais importantes para o Eren e essa importância também é ressaltada por Connie no capítulo 116, pois todos da tropa sabem o quanto um complementa o outro.


Capítulo 116
Para todos os personagens da tropa, e para os leitores do mangá, é deixado claro que Eren está magoando as duas pessoas mais importantes de sua vida


E para deixar ainda mais em evidência os reais sentimentos de Eren pelos amigos, há três momentos no mangá onde é dito para salvar "Mikasa, Armin e os outros", mostrando nessas três vezes que os dois amigos de Eren são as pessoas mais importantes para ele, a sua única família.


Eren se importa com todos os seus amigos, mas é mais do que evidente que Mikasa e Armin vêm em primeiro lugar


Essa situação tensa pela qual todos estão passando irá acabar e o trio irá se reconciliar. Não é preciso ser muito inteligente para entender isso.

|¤|


Viagem atemporal e "você está livre"


Vou tentar explicar de uma forma resumida.


"Para você, dois mil anos depois". Eren acorda desorientado e vê a pequena Mikasa olhando para ele, chamando o seu nome. Ele a observa mais um pouco, ainda desorientado, e então nota que o cabelo de Mikasa está mais longo, diferente da última imagem que viu antes de acordar. Eren e Mikasa levantam-se para voltarem para casa e Eren conta a ela que teve um longo e incrível sonho. Mikasa se volta para ele e pergunta por que Eren está chorando, mas Eren não consegue entender o motivo daquelas lágrimas.


Capítulo 1
"Te vejo mais tarde, Eren" - Mikasa é a primeira é última pessoa que Eren vê.
A questão que fica é: quantas vezes ela precisou dizer isso a ele?


Atualmente, muitas pessoas ignoram e descartam a ideia de que tudo o que está acontecendo no mangá/anime seja um sonho, pois, pelo ponto de vista deles, poderia estragar a obra. O que dá a entender até aqui é que o personagem principal foi escolhido por Ymir Fritz para ser a pessoa que mudaria o destino dos eldianos e do resto do mundo, bem antes mesmo de seu nascimento, talvez um "garoto da profecia" que é tão mencionado em outras obras.


>|° Por que entender dessa forma? °|<


Eren Kruger, ao mencionar Mikasa e Armin para Grisha, recebeu memórias de alguém do futuro (Eren) e antes disso, revelou que um ciclo continuaria a ocorrer caso tudo desse errado, o que também é dito por Zeke Jaeger. Em nenhum momento é mostrado que Eren recebe memórias de um futuro portador, o que pode provar que não só ele será o último portador do titã de ataque, mas também a pessoa que colocará um fim àquele ciclo que parece vir se repetindo há muito tempo.


Nesse ciclo atemporal, quanto mais Eren continuar a fazer as coisas darem errado, mais o ciclo irá se repetir - por isso, vemos tanta persistência e determinação por parte dele


Eren ter acordado chorando, aos nove anos de idade, mostra que ele havia passado pelas mesmas coisas, mas, como não deram certo, o ciclo teve de se repetir — o que faz eu me perguntar quantas vezes esse ciclo foi repetido. Não é que tudo seja um sonho, como alguns imaginam; na verdade, penso que o que está acontecendo com o Eren (esse ciclo atemporal) seja bem parecido com o que o personagem de Tom Cruise passou no filme "No limite do amanhã" (filme que foi baseado num mangá japonês). Assim como o personagem do filme, Eren terá de "acordar" várias vezes e repetir tudo novamente até que tudo ocorra como deve ser e o ciclo tenha, finalmente, um encerramento.


Bill Cage precisou repetir o ciclo várias vezes até que tudo desse certo; o mesmo acontecerá com Eren


Não se trata de "protagonismo" ou furo de roteiro; Eren está, de fato, conectado a tudo — seja por meio de memórias ou visões do futuro —, por que ele foi escolhido para isso. Vale lembrar que o personagem teve pequenos vislumbres de tudo o que aconteceu (ou que viesse a acontecer) — não foi um sonho — antes mesmo de obter o poder do titã de ataque (titã que prevê o futuro). Sim, podemos dizer que a vida e o futuro de Eren Jaeger já estavam predestinados pelos caminhos de Ymir Fritz.


>|° O que se pode entender do final que está por vir? °|<


Ao ser acordado por Mikasa, Eren tinha dez anos de idade, morava num distrito com muralhas enormes em volta e sabia da existência dos titãs irracionais que atacavam aquela ilha. O "sonho" nada mais era do que visões que ele teve da vida passada (mangá) por conta do poder de Ymir Fritz. Mais do que apenas "visões", foram acontecimentos pelos quais ele passou e que haviam falhado, o que o fez voltar no tempo mais uma vez e vivenciar tudo aquilo novamente até que desse certo (como eu já havia dito antes, o que Eren está passando é bem parecido com o que aconteceu com o personagem de Tom Cruise no filme "No limite do amanhã").


Em meio a essa guerra que está ocorrendo, Eren fará com que seus planos se concretizem e as peças do destino se encaixem de uma vez, impedindo que continue a ocorrer esse ciclo infinito. E se tudo der certo (seja por um genocídio ou por uma via mais pacífica), o ciclo atemporal e o ciclo de ódio entre Eldia e Marley terão acabado (ou talvez nunca terão existido), as muralhas centrais e dos pequenos distritos também não existirão mais e, finalmente, Eren voltará a acordar, mas agora como um bebê, ouvindo de seu pai (Grisha) que agora ele está livre, alcançando a tão sonhada liberdade que sempre quis ter.


Último painel - enfim, Eren consegue ser e estar livre


{ 5 comentários... read them below or Comment }

  1. Adorei o seu post! Eles tem argumentos bem diversificados que rebatem pontos levantados pelos defensores dessa "teoria". Louco pensar que desde 2018, há tanta gente no fandom REALMENTE acreditando que o Eren é o pai do filho da Historia. Os caras distorcem o mangá todo pra defender a ideia maluca deles, as vezes é cada coisa que a gente lê, que nos faz perguntar se eles estão lendo o mesmo mangá que a gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço por ter visto.

      Que bom que tenha gostado e seja bem-vindo.

      Excluir
  2. P.S: só não concordo com a última parte. Acredito que quem é o homem segurando o bebê não é o Grisha, mas sim o fazendeiro segurando o seu filho com a Historia.
    Por que? Porque faria muito sentido usar uma criança da família real como símbolo do fim da escravidão dos Eldianos. Visto que, a família real não só eram escravos a vontade do rei Fritz, como também seguiam aquela tradição horrível de se devorarem para passar o poder do titã fundador. Além de tudo o que eu disse, se o filho realmente for da Historia, isso daria alguma importância pra essa gravidez que até agora, só serviu pra tirar a personagem da narrativa.

    ResponderExcluir
  3. Perfeita explicação, muito bem detalhada.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Discordo quanto ao fato do Eren n ser o pai do filho da historia pois vc se baseia quase totalmente no fato de que "sempre" que ele tocasse nela ele teria visões mais isso em nenhum momento e confirmado na obra ou pelo autor e igual a questão dos 13 anos de cada portador de titã, isso e mais especulação

    ResponderExcluir

- Copyright © A doida sincera - Blogger Templates - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -