Total de visualizações de página

Posted by : Fadinha segunda-feira, 24 de junho de 2019




Radiação, seres humanos… Tem como ficar pior?

Fiquei sabendo que o canal pago HBO havia lançado mais uma série chamada "Chernobyl". Como eu já sabia sobre esse desastre que ocorreu nos anos 80 por canais de curiosidades como "Você Sabia?", me empolguei em ver, pois é um assunto que até hoje meche com muitas pessoas. Claro que desanimei no início, pois não tenho TV por assinatura, mas logo encontrei um site para ver a série completa.

A série "Chernobyl" tem o total de cinco episódios e consegui ver todos em menos de três dias, apesar de cada episódio ter um pouco mais de uma hora (não que eu esteja reclamando).

A cada episódio visto, sentia mais tensão. Eu me senti mal em ver tantas pessoas sofrendo e morrendo por causa de um mal invisível e sabendo que tudo aquilo foi real. E ao mesmo tempo me perguntei por que algo invisível que era para gerar energia podia e pode causar tanto estrago.

Seria o urânio tão perigoso assim?

Talvez grande parte do que eu disser aqui possa soar como ignorância, mas na minha opinião, a energia e a bomba nuclear é coisa - mais uma vez - do ser humano.

Tomo isso como base por conta das minas de urânio. Várias pessoas que trabalham com isso entram nas minas, cavam rochas e mais rochas e nada de extremamente perigoso acontece, ainda que essas minas de urânio transmitam radiação.




Mas logo me perguntei: como o pouco conteúdo de urânio nas usinas nucleares transmite muito mais radiação do que uma mina inteira com centenas ou milhares deles?

Procurei pesquisar por que a radiação faz coisas tão terríveis e como ela surgiu e pude obter um pouco dessa resposta neste site.

No início do artigo isto é dito:

"[…] a descoberta da radioatividade, que é um fenômeno pelo qual os núcleos atômicos sofrem transformações e emitem radiações, podendo, nesse processo, formar novos elementos químicos."

Eu já tinha ouvido antes algo sobre no canal "Manual do Mundo". O dono do canal e apresentador também diz o mesmo: transformações que resultam em mais e mais elementos químicos.
Ou seja, grande parte (para não dizer a maioria) do impacto do poder da radiação é causada pelo ser humano.

Na minissérie, Vasily Ignatenko, um dos bombeiros expostos à radiação, me lembrou do japonês Hiroshi Ouchi, que também foi exposto à uma grande quantidade de radiação, ambos em épocas e lugares diferentes. Os corpos desses dois homens ficaram complemente queimados e em carne viva, sem a pele ou qualquer fio de cabelo ou pelo no corpo.

Este site explica direito o que aconteceu com Hiroshi. Mas já aviso que a imagem é bem forte.

Não tenho imagem de Vasily em seu leito após o acidente, mas a imagem dele que me lembrou Hiroshi foi tirada da minissérie.


Série Chernobyl - episódio 3


E é aí que fica a pergunta na cabeça de muitas pessoas: como e por que a radiação faz isso no corpo humano?
Se muitos sabem que energia nuclear faz mal a tudo e a todos ao redor, por que ainda mexer com algo tão desastroso?

Saindo um pouco do assunto, gostei da minissérie, mas meu estômago embrulhou com essas cenas:

● O corpo de Vasily
Como dito e mostrado acima, a imagem do corpo dele me fez lembrar de Hiroshi, além de fazer eu me perguntar como a radiação havia feito aquilo.

● Morte dos animais
Essa parte me doeu, e muito. Amo muito os animais, e ter que pensar que muitos tiveram que ser sacrificados por causa de um erro humano me fez ter ainda mais raiva.

● Homens pelados
Não sei exatamente se isso aconteceu na vida real, mas considero uma cena completamente desnecessária para se por numa minissérie, mesmo que ela tenha sido feita para um público adulto. E o mais engraçado é que apenas um dos mineiros estava de cueca.

Voltando ao assunto da radiação

"A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células."

Ou seja, ela destrói células por células de nosso corpo, nos deixando irreconhecíveis, ou até mesmo garantindo doenças como o câncer com o passar do tempo.

Seria isso uma espécie de castigo para todos nós, visto que o efeito é muito pior nos seres humanos do que em qualquer ser vivo? Por exemplo, você pode ver animais habitando áreas perigosas afetadas pela radiação, menos pessoas (ainda que algumas vivam em áreas que também são radioativas, porém mais afastadas).

O ser humano, em sua maioria, vive para desafiar e ser desafiado, para correr perigos, ainda que isso traga a sua extinção no futuro. O ser humano encontrou seu pior ópio, mas em vez de parar enquanto é tempo, ele continua persistindo no erro para saber até onde vai - como se já não fosse o suficiente o que vimos e presenciamos até agora. Como Einstein uma vez disse:

"Não sei com que armas a terceira guerra mundial será lutada. Mas a quarta guerra mundial será lutada com paus e pedras."

Isso se o mundo inteiro conseguir sobreviver até lá.

Disseram que a minissérie sobre a história de Chernobyl te deixa triste por conta do conteúdo pesado. Mas, no meu caso, essa série não me deixou triste, mas, sim, revoltada.

{ 4 comentários... read them below or Comment }

  1. não assisti a série, por isso não tenho muito a opinar, mas a radiação das usinas é mais letal que na natureza porque na usina o material radioativo está refinado.

    ResponderExcluir
  2. Você pode assistir pelo aplicativo no Google play chamado play séries V2
    é tudo gratuito

    ResponderExcluir
  3. Dizem que no dia em que os mineiros cavaram o túnel, lá era tão quente, que era quase impossível suportar

    ResponderExcluir

- Copyright © A doida sincera - Blogger Templates - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -